NegócioS

Copom agiu bem e afastou chance de cortes maiores, dizem analistas

Segundo economistas e agentes do mercado, Copom foi prudente ao baixar Selic em 0,5 ponto percentual e deve manter esse ritmo de queda

Por Redação – Águas-Lindas
Twitter Ícone - PNG Transparent - Image PNG Logotipo do ícone do Facebook - Baixar PNG/SVG Transparente

20/09/2023 17h01 Atualizado há uma hora

________________________________________________________________________________________________________________________________________

Acesso de negros a escola - foto picture aliiance

A decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 12,75% ao ano, foi adequada e afasta qualquer possibilidade de aumento do ritmo de cortes pelo menos até o fim de 2023.

A avaliação é de economistas e agentes do mercado ouvidos pela reportagem da A VOZ DO ENTORNO pouco depois do anúncio do BC. Segundo os analistas, o Copom deve manter a sequência de cortes de 0,5 ponto percentual ao menos nas duas últimas reuniões deste ano, em novembro e dezembro.

 

“O comunicado do Copom elimina essa possibilidade de qualquer queda de 0,75 ponto percentual. Ele ressalta ainda que há muita incerteza em relação ao mercado externo e preocupação sobre a resiliência da atividade no Brasil, o que pode gerar pressões inflacionárias”, afirma Ricardo Jorge, sócio da Quantzed.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *